GLP ou Gás LP, também conhecido como gás de cozinha, é um dos resultados do refino do Petróleo. Ele é composto da mistura de gases hidrocarbonetos, principalmente Propano (C3H8) e Butano (C4H10), que apresentam grande aplicabilidade como combustível devido às suas características de alto poder calorífico, excelente qualidade de queima, fácil manuseio, baixo impacto ambiental, facilidade de armazenamento e transporte.
À temperatura ambiente e submetido a pressões próximas de 4 kgf/cm² a 15 kgf/cm², o GLP se apresenta na forma líquida e é relativamente estável, o que facilita seu transporte e armazenamento em recipientes apropriados e a utilização, domiciliar ou a granel.
Apresenta-se na fase gasosa quando mantido na temperatura ambiente e na pressão atmosférica.
É um produto naturalmente inodoro. Entretanto, em sua composição estão presentes compostos a base de enxofre para que se possa identificar, com facilidade, qualquer vazamento.
Na fase líquida, ele é menos denso do que a água. Portanto, quando em contato com qualquer corpo d'água, o GLP vai permanecer na superfície.
Na fase gasosa o GLP é mais denso do que o ar. Portanto, em caso de vazamento, vai ocupar sempre os locais mais baixos (ralos, pisos, canaletas etc.)
Propano Especial - Hidrocarboneto saturado com 3 átomos de carbono e 8 de hidrogênio com até 99% de pureza em volume utilizado como combustível em aplicações específicas, como corte e tratamento térmico de metais. Seu estado natural é gasoso, incolor e inodoro, e também é adicionado etil-mercaptana.
Butano - Hidrocarboneto saturado com 4 átomos de carbono e 10 de hidrogênio é utilizado sem a adição de etil-mercaptana portanto é comercializado na forma gasosa, incolor e inodoro. Usado principalmente como propelente em aerosois em substituição ao CFC (Cloro Fluor Carbono) que ataca a atmosfera terrestre. Utilizado também em isqueiros a gás.
Confira aqui algumas das vantagens do uso do GLP na indústria ou em casa.
O GLP é uma fonte de energia com excelentes atrativos econômicos:
Por ser um elemento de fácil manuseio, transporte e armazenagem, o GLP proporciona redução de custos operacionais.
Fácil combustão. O GLP se transforma em gás combustível simplesmente ao ser liberado na pressão atmosférica.
O GLP apresenta elevado poder calorífico. Por isso, sua performance em relação a outros combustíveis é considerada superior. Veja tabela de equivalência:
O uso do GLP também é um forma de proteção ambiental. Vejamos suas vantagens ecológicas:
A utilização do GLP é ideal para que uma empresa se adapte às exigências ambientais que estabelecem redução do nível emissão de poluentes. O enquadramento a essas normas governamentais garante bônus ecológicos às companhias - e seus respectivos países de origem.